quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4085 Dólar 5.0093

BAHIA LIDERA ENCALHE DE BALEIAS JUBARTES

admin - 17/07/2018 19:15

Das 19 baleias jubartes encalhadas no País este ano, nove foram na Bahia, segundo dados do Projeto Baleia Jubarte. Os atuais números colocam o estado mais uma vez como líder de ocorrências, seguido por Rio Grande do Sul (3), Rio de Janeiro (2), Paraná (2), Espírito Santo (1), Alagoas (1), São Paulo (1).

Destas 19, cinco eram filhotes, oito juvenis, três adultos e outras três, devido ao estado de decomposição, não foi possível identificar em qual fase se encontravam. Três encalharam com vida, sendo que duas não resistiram e outra voltou para o mar. A explicação para este acontecimento, conforme explicou o veterinário do projeto Milton Marcondes é pelo fato da Bahia possuir um dos maiores litorais do País.

Porém, a maior parte das baleias que encalha já chega sem vida por conta da alimentação e das fortes ondas. “Quase 90% que chegam na praia já estão mortas, principalmente se forem filhotes, que por algum motivo foram separados das mães. Eles se alimentam de leite e ainda não têm o sistema imunológico desenvolvido, além de estarem sujeitos a ataques de tubarões.”

As baleias jubarte vivem em média de 50 a 60 anos e tem uma cria a cada gestação, que dura em torno de 11 meses.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.