sábado, 05 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

OBRAS DO BRT ALTERAM TRÂNSITO NA AV ACM

Redação - 16/07/2018 14:03 - Atualizado 16/07/2018

O trajeto de 322 mil motoristas, 340 mil passageiros de ônibus e pedestres que transitam diariamente na Avenida ACM sofrerá alterações a partir do dia 1º de agosto para a implantação do BRT, que ligará a Estação da Lapa à Rodoviária/ Iguatemi na linha 1. Entre as mudanças está a redução da velocidade no trecho de 1,7 km entre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Comercial Ramos, nas vias principal e marginal. Passará de 70 km/h e 60 km/h, respectivamente, para 40 km/h, em ambos os sentidos, por conta da presença de veículos pesados.

A pista principal será alargada, preenchendo também o canteiro central. As pistas de entrada e saída de veículos para a via marginal e da marginal para a principal serão fechadas na área do Cidadela, após o retorno da Polêmica. As interferências no trânsito serão realizadas por conta da complexidade da obra do BRT. Na terça-feira (10), a Justiça Federal negou o pedido de suspensão das obras, feito em ação civil pública pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-BA). A juíza federal Cíntia de Araújo Lima Lopes afirmou, na decisão, que a Prefeitura de Salvador cumpriu as exigências questionadas pelas entidades nas ações judiciais.

Outras mudanças também estão previstas. A via marginal da ACM, no trecho entre a igreja e o Centro de Atenção à Saúde Professor Doutor José Maria de Magalhães Neto (Cepred) – que fica em frente ao Shopping da Bahia – terá a calçada à esquerda (onde não passa o canal) alargada. Para ampliação da calçada, o estacionamento que é localizado antes do Cepred será retirado. Lombofaixas serão implantadas no acesso ao Cepred. O canteiro central, por onde passa o canal Camarugipe, será isolado por tapume. Pedestres não poderão realizar travessias na região do canal. Isso apenas poderá ser feito pelas extremidades.

Por conta das mudanças, dois pontos de ônibus da via sofrerão alterações. O ponto de ônibus em frente à Igreja Mundial do Poder de Deus será deslocado para 350 metros adiante. O ponto localizado em frente à Igreja Universal não sofrerá modificação. O ponto de ônibus na região do Cidadela será suprimido – tem baixo movimento, segundo a prefeitura. A opção é a parada que fica depois do semáforo. As linhas do transporte público não serão modificadas.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.