O torcedor do Cruzeiro costuma ter uma certeza quando sai a escalação do clube: Fábio estará defendendo a meta da equipe. A rotina é comum há mais de 13 anos, tanto que o jogador é o recordista de partidas pela Raposa. São 776 jogos até o momento. O goleiro do Cruzeiro, de 37 anos, tem contrato com o time celeste até o fim de 2019.
Na última semana, um goleiro que também era símbolo de longevidade de sua equipe decidiu mudar de ares. Aos 40 anos, o italiano Buffon deixou a Juventus para ser jogador do PSG. E o que essa história tem a ver com Fábio? A transferência fez a reportagem procurar quais os goleiros há mais tempo nas agremiações entre as principais ligas do mundo. Em dados disponíveis no site Transfermarkt, o camisa 1 do Cruzeiro é o 12º da lista.
Se considerados todas os clubes do planeta, a posição de Fábio cai para a 23ª entre os goleiros, marca que também pode ser considerada expressiva. E ainda há o levantamento geral. Neste, o goleiro do Cruzeiro é o 87º nas contas que levam goleiros e jogadores de linha há mais tempo nos clubes.
Fábio estreou no Cruzeiro no dia 4 de março de 2000, quando tinha 18 anos. Mas ele não prosseguiu no clube no ano seguinte. Em 2005, ele retornou para, agora sim, ficar quase que ininterruptamente no gol da Raposa. O levantamento é todo feito com jogadores que não saíram em nenhum momento dos clubes, independentemente se na condição de titular ou reserva. Portanto, o tempo de Fábio é considerado a partir de 2005.