quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

VENDAS DE IMÓVEIS CRESCEM 12% NO PRIMEIRO SEMESTRE NA BAHIA

Redação - 12/07/2018 08:52

Após quatro anos consecutivos de queda, a contratação de crédito para compra de imóveis voltou a crescer na Bahia. No primeiro semestre de 2018, o avanço foi de 7,23%, em relação ao mesmo período de 2017, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Essa movimentação foi traduzida em uma alta de 12% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, resultado puxado, principalmente, pelos negócios no segmento de habitação popular. Apesar de o percentual ser considerado tímido frente às previsões iniciais, a notícia aponta para um segundo semestre ainda melhor para as empresas e com mais novidades para os consumidores.

Segundo o Correio, ainda no primeiro trimestre, o volume de lançamentos de novos empreendimentos cresceu, superando a marca do mesmo período de 2017 em cerca de 50%, de acordo com a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA). Além disso,  a reabertura da linha de financiamento pró-cotista, pela Caixa Econômica, em janeiro, trouxe mais facilidades para que consumidores voltassem a utilizar o FGTS na compra do imóvel.

A retomada se intensificou no mês de abril, quando a mesma Caixa  reduziu as taxas de juros e aumentou o teto de financiamento, provocando uma reação dos  concorrentes, que apresentaram taxas ainda mais baixas. “O primeiro semestre seguiu o padrão de reação iniciado no ano passado. A política mais estável devolveu confiança ao consumidor, que voltou a comprar, e as novas regras de financiamento trouxeram o cliente de volta para a mesa de negociações”, diz o presidente da Ademi-BA, Claudio Cunha.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.