Paul Davids pensou que já tinha visto de tudo sobre o sistema de direitos autorais no YouTube. Mas ele estava errado. O youtuber holandês geralmente aparece em seus vídeos tocando acordes de guitarra, comparando diferentes instrumentos e ensinando técnicas musicais.
“Provavelmente, como todos os youtubers, eu ocasionalmente recebo um email dizendo que estou infringindo direitos autorais do material de outra pessoa”, disse ele em um vídeo destinado a seus mais de 625 mil seguidores na rede. Mas, em uma dessas mensagens, o YouTube o alertou sobre uma violação de direitos autorais um pouco diferente: ele tinha violado direitos contra si mesmo. “Quando eles disseram qual era a música, foi bastante chocante”, lembra Paul.
“Alguém pegou minha música, adicionou letras e acordes de guitarra para fazer sua própria melodia e enviou para o YouTube, mas quem recebeu a notificação de violação de direitos autorais fui eu.” Paul foi acusado de plagiar sua própria música. Além disso, todo o dinheiro que estava ganhando graças a esse vídeo passaria a ser direcionado à pessoa que havia copiado seu conteúdo. (BBC)