O principal índice de ações brasileiro passou a subir após recuar na manhã desta quarta-feira (11), afetado pelo viés negativo nas bolsas e nos preços das commodities no exterior, após os Estados Unidos anunciarem novas tarifas sobre produtos chineses. Às 11h20, o Ibovespa caía 0,41%, a 74.557 pontos. Na véspera, o Ibovespa recuou 0,2%, aos 74.862 pontos.
De acordo com o G1, a China acusou os EUA de intimidação e alertou que vai responder às ameaças de novas tarifas de 10% sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses na terça-feira (10). Os dois países vêm trocando constantes ameaças e aplicaram sobretaxas mútuas sobre produtos importados. Pequim afirma que vai responder mais uma vez contra as medidas tarifárias de Washington, inclusive por “medidas qualitativas”.
Os US$ 200 bilhões superam de longe o valor total de bens que a China importa dos EUA, o que significa que Pequim pode precisar pensar em maneiras criativas de responder a tais medidas dos EUA. O montante corresponde a 40% das vendas chinesas anuais para os EUA. Os mercados chineses e europeus também caíam nesta quarta-feira, e o iuan enfraqueceu após as novas ameaças.