Levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) mostra que as carnes e as cervejas se beneficiaram dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo e tiveram aumento nas vendas. Segundo o G1, o aumento no caso da cerveja foi de 30% a 50%, e o da carne, de 20%.
O consumo em dias de jogos se concentra prioritariamente momentos antes da partida, cerca de duas a três horas antes se o jogo é à tarde, e aproximadamente com uma hora de antecedência se a partida é disputada pela manhã. A data do jogo também influencia nos produtos mais comprados pelo torcedor. Se o jogo é a tarde ou próximo de um final de semana, cerveja, refrigerante e carnes para churrasco são os mais vendidos.
As vendas de aperitivos também se destacam no período, sendo linguiça, salame e bacon contando com até 20% a mais de comercialização, e amendoim e pipoca, com aumento até 25% superior de vendas. Já para os jogos disputados pela manhã, panificados, frios, sucos e laticínios também vendem mais, uma vez que os consumidores buscam produtos típicos do período matinal. Esses produtos têm aumento nas vendas até 10% superiores do que um dia habitual.