quinta, 10 de abril de 2025
Euro 6.67111 Dólar 5.952

BRASIL TEM MELHOR DEFESA E BÉLGICA MELHOR ATAQUE DA COPA

Redação - 04/07/2018 09:00

Para muita gente que curte futebol desde os primórdios da Copa do Mundo, falar em Seleção Brasileira é falar, principalmente, de três personagens: o centroavante artilheiro, o atacante de beirada ‘rápido e buliçoso’ e aquele camisa 10, cheio de categoria e que organiza o meio-campo da equipe. Enquanto isso, para os mais clássicos, uma forte seleção europeia de destaque teria, por sua vez, muita organização e criatividade tática – Alemanha e Holanda são bons exemplos disso – ou solidez defensiva, como a da Itália, que, pela personalidade dos sul-americanos, seria difícil de repetir.

Eis que a Copa de 2018 inverte completamente essa lógica para nos mostrar que o futebol é mesmo esse esporte que muda, pelo menos, de quatro em quatro anos. E um duelo das quartas de final exemplifica demais isso: justamente o da nossa seleção contra a Bélgica. A partida será na sexta-feira (6), às 15h, em Kazan. Os personagens ofensivos brasileiros continuam muito bem, obrigado, e inclusive já fizeram sete gols neste Mundial. Mas o destaque da equipe de Tite tem sido mesmo a solidez dos homens de marcação. O Brasil chega às quartas como uma das melhores defesas da competição, com apenas um gol sofrido. Foi justamente na estreia da Seleção, no 1×1 com a Suíça, marcado por Zuber.

A outra equipe que chega quase imbatível na sua defesa, quem diria, também é sul-americana. Trata-se do Uruguai, que sofreu apenas um gol em todo o Mundial. Diferentemente do Brasil, porém, o tento saiu na vitória por 2×1 sobre Portugal, já pelas oitavas de final. Do outro lado do campo de Kazan estará o ataque mais produtivo da Copa até o momento. A Bélgica marcou nada menos do que 12 gols em quatro jogos – média, portanto, de três gols por duelo. Diante do Japão, pelas oitavas, a equipe alcançou justamente esse número: 3×2, de virada.

Na frente, os belgas têm lá seus três personagens à moda brasileira. O centroavante matador é Lukaku, autor de quatro gols no Mundial. O atacante de beirada habilidoso é Hazard, que marcou dois gols e deu passes para outros dois. Já o meia organizador é De Bruyne, camisa 7, que puxou o belo contra-ataque para o terceiro gol sobre o Japão.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.