terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

FAMÍLIAS TÊM MAIS FÔLEGO PARA GASTAR, MAS RETOMADA DO CONSUMO DEVE SER LENTA

Redação - 03/07/2018 08:48 - Atualizado 03/07/2018

O orçamento das famílias está menos comprometido, mas esse alívio não deve se traduzir num ganho de fôlego para o consumo. Ao contrário. Por ora, o cenário traçado pelos economistas para os gastos dos brasileiros é cada vez mais fraco diante das incertezas que pairam na economia.

Os analistas ainda esperam um avanço do consumo, mas menor do que previsto no início do ano. As primeiras projeções apontavam para uma alta superior a 3,5%, mas hoje parte dos economistas acredita num crescimento de apenas 2,5% e há possibilidade de essa previsão recuar ainda mais.

O ajuste no orçamento das famílias fica evidente quando se analisa o comprometimento delas com compromissos financeiros. Em 2018, esse comprometimento vai recuar para 25,5%, segundo projeção da Tendências Consultoria Integrada. Será o segundo ano seguido de queda. Ou seja, as famílias terão mais dinheiro disponível para gastar do que tinham em 2016, por exemplo.

São vários fatores que explicam o desempenho mais modesto do consumo: o mercado de trabalho não se recuperou como esperado, há uma elevada incerteza com o futuro da economia por causa quadro eleitoral e a recente greve dos caminhoneiros tirou parte do humor dos consumidores. (G1)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.