terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.4907 Dólar 5.1322

OITAVAS DA COPA COMEÇAM HOJE COM MESSI, SUAREZ E CRISTIANO RONALDO

Redação - 30/06/2018 08:00

Sábado, 30 de junho de 2018, será um dia histórico para o futebol: os dois maiores jogadores deste século podem se despedir da Copa do Mundo. A Argentina de Messi enfrenta a França em Kazan às 11h (de Brasília), enquanto Portugal de Cristiano Ronaldo joga contra o Uruguai, em Sochi, às 15h. Por outro lado, se vencerem seus jogos, os donos dos últimos dez prêmios de melhor jogador do ano (cada um tem cinco) vão se encontrar pela primeira vez na história dos Mundiais.

Messi fez 31 anos na semana passada, Cristiano Ronaldo completou 33 em fevereiro. Convém não duvidar do que esses dois são capazes, mas parece improvável que cheguem a novembro de 2022 no Catar com as mesmas condições físicas e técnicas que ostentam hoje na Rússia.O camisa 10 argentino não está sozinho. Nada menos do que catorze de seus 22 companheiros de time já têm trinta anos ou mais.

A Copa de 2018 é freqüentemente descrita como a última oportunidade de uma geração – algo especialmente dramático para quem perdeu três finais seguidas: a Copa do Mundo de 2014 para a Alemanha, a Copa América de 2015 e a Copa América Centenário de 2016, ambas para o Chile.  “Chegamos aqui com muita esperança, porque esta é a última chance de toda uma geração. Agora não queremos que isso acabe rápido – disse o volante Javier Mascherano, 34 anos, na prática o capitão argentino, embora seja Messi quem carrega a faixa nos gramados russos”.

A acidentada campanha na primeira fase deixou os trintões argentinos em segundo lugar no grupo D, e o prêmio para isso será enfrentar a França, primeira colocada do grupo C, com uma campanha muito melhor e um time bem mais jovem. A linha de defesa francesa – Pavard, Varane, Umtitii e Lucas Hernandez – tem média de idade de 23 anos. As outras estrelas do time também estão longe de terem na Rússia a última chance de suas carreiras, como Pogba (25 anos) e Griezmann (27). Kazan vai assistir a um duelo de gerações.

O outro duelo do dia fatalmente vai terminar com astros se despedindo da Copa do Mundo. Luis Suarez e Edinson Cavani, as duas estrelas do Uruguai, também completaram 31 anos em 2018. É inevitável que o processo de renovação da seleção uruguaia também cheque ao ataque. Maxi Gómez, 21 anos, reserva na Rússia, é um exemplo. Algo parecido ocorre com Portugal. Cristiano Ronaldo (33) e Ricardo Quaresma (34) provavelmente cederão protagonismo para Bernardo Silva (23), Gonçalo Guedes (21), Gelson Martins (23) e André Silva (22).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.