O São João é uma das festas mais queridas de baianos e turistas que visitam as mais diversas partes do estado. No total, 163 cidades baianas comemoram as festas juninas com apoio e participação direta do Governo do Estado na contratação de atrações, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa).
Em Salvador, a festa começou no dia 14, com o campeonato de quadrilhas, e segue até o dia 24, no Centro Histórico e em Paripe. Nomes como Trio Nordestino, Geraldo Azevedo, Cicinho de Assis, Targino Gondim, Del Feliz, Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru, Lucy Alves, Zé de Tonha, Jó Miranda, Forrozão, Felipe Araújo, Marilia Mendonça e Devinho Novaes se apresentam entre esta sexta-feira (22) e domingo (24).
A programação contempla o Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho, Tereza Batista, Quincas Berros D´Água, Pedro Arcanjo e Cruzeiro de São Francisco, no Centro Histórico, e a Praça João Martins, em Paripe. Nesta sexta (22), o forrozeiro Zelito Miranda abre a festa na Praça Tereza Batista. Para o cantor, é importante que a tradição do forró de raiz seja mantida na capital, onde os ritmos mais modernos ganham força. “O São João tradicional sai vitorioso com esse espaço no Pelourinho, porque é um momento de celebrar a essência de nossa cultura nordestina. Esse apoio é fundamental para que possamos preservar nossas tradições e história”, afirma Zelito.
Este será o quinto São João consecutivo que a turista Selma Coelho, de Minas Gerais, passa em Salvador. “É a melhor festa do mundo. Tudo me encanta. Eu adoro a música, a comida, a dança. No passado, eu curti muito a programação, tanto no Pelourinho quanto em Paripe. Esse ano, eu tenho certeza que não será diferente. Eu amo Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. Estarei lá curtindo e dançando muito”.