quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

DISTRIBUIDORAS DIZEM QUE PROJETO DE OTTO PODE ATÉ ELEVAR PREÇOS DO ETANOL

Redação - 21/06/2018 17:17

A Plural, associação que reúne as empresas distribuidoras de combustíveis, divulgou nota em seu site, na qual considera que a aprovação no Senado do Projeto que permite a venda do etanol diretamente do produtor aos postos poderá até mesmo aumentar os preços do etanol, o inverso do pretendido pelo projeto, de autoria do senador Otto Alencar

De acordo com o documento: “é preocupante ao não levar em conta as complexidades que envolvem o setor”. Na nota, a instituição diz que o argumento, segundo o qual a medida trará benefícios ao consumidor “carece de avaliação aprofundada. (…) Na realidade, o preço final ficará mais caro, a garantia de qualidade mais difícil e a arrecadação por parte do Estado mais vulnerável.”

De acordo com a Plural, as usinas produtoras não possuem logística necessária – que envolve sistemas de dutos, ferrovias e bitrens – para levar o produto aos mais de 40 mil postos espalhados pelo Brasil.

A Plural estima que seriam necessários investimentos da ordem de R$ 870 milhões nessa logística de distribuição do etanol. Isto porque a malha atualmente em operação, “só foi possível ao longo de anos de investimento e desenvolvimento sob uma sólida regulação que define claramente os papéis e responsabilidades de cada agente da cadeia de suprimentos.” Com informações de O Globo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.