sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

CORONEL VOLTA A DEFENDER REESTATIZAÇÃO DA COELBA

Redação - 21/06/2018 19:00

 

Acompanhando o governador Rui Costa em visita hoje (21) aos municípios de Irecê e João Dourado, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel, voltou a defender a reestatização da Coelba, empresa responsável pela distribuição de energia no Estado. “A Coelba tem sido incapaz de executar o fornecimento de eletricidade de maneira a satisfazer as necessidades da indústria, comércio, serviços públicos e demais atividades sociais. É um quadro negativo que acarreta verdadeiro estrangulamento da economia baiana. A decisão é do Poder Executivo, porque envolve uma soma vultosa, mas a Assembleia Legislativa da Bahia, na maioria de seus deputados, apoia a medida”, defende Coronel.

Angelo Coronel diz que a decisão de reestatizar a Coelba é do Executivo, mas que o governador Rui Costa já está ciente da disposição da ALBA em apoiá-lo na solução do problema: “Repassei ao governador um ofício da Associação dos Agricultores Irrigantes da Bahia – AIBA, muito forte no Oeste baiano, que reclama da insuficiência no fornecimento de energia elétrica e que é, conforme o documento, o ‘principal entrave no processo de verticalização da produção e do desenvolvimento industrial da região’. Além de insuficiente em todo o Oeste, em lugares como Coaceral, em Formosa do Rio Preto, e Veredas, em Jaborandi, a energia nem sequer chegou”.

Coronel acredita que à Coelba não interessa continuar com investimentos que atendam à demanda crescente. “O objetivo da companhia parece ser só recolher lucros. A energia, com a estatal Eletrobras, que foi muito fortalecida no regime militar, operou o maior desenvolvimento do setor em toda a nossa história. A Coelba é uma empresa privada, mas está obrigada a prestar serviço público. Seu lucro deve ser buscado na eficiência e não na economia que prejudica a população”, critica o presidente da ALBA.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.