sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SENADO APROVA PROJETO DE OTTO ALENCAR QUE AUTORIZA DISTRIBUIÇÃO DIRETA DE ETANOL E PODE BARATEAR O ALCOOL

Redação - 19/06/2018 20:01

 

O senado aprovou nesta terça-feira, 19, o projeto de decreto legislativo do Senador Otto Alencar que autoriza a venda direta de etanol hidratado de usinas para os postos. O texto contou com 47 votos favoráveis e, agora, segue para a Câmara dos Deputados. O projeto de Otto derruba artigo da Resolução 43/2009, da ANP, que só permite ao fornecedor comercializar o etanol com outro fornecedor cadastrado na ANP com um distribuidor autorizado pela agência, ou com o mercado externo.

O projeto foi apresentado após a paralisação dos caminhoneiros, na segunda quinzena de maio. Na semana passada, um requerimento de urgência foi assinado pela maioria dos líderes da Casa, o que fez com que a matéria fosse levada diretamente ao plenário. Atualmente, os produtores não estão autorizados a vender o combustível diretamente aos postos por restrições da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Durante a greve dos caminhoneiros, a agência chegou a liberar emergencialmente a venda direta das usinas para os postos, mas a medida foi revogada quando a situação se normalizou.

Otto Alencar afirmou que a medida vai beneficiar o livre comércio, pois o produtor não iria precisar de uma distribuidora para vender o etanol, o que baratearia o preço para o consumidor. “Nós queremos mexer em um oligopólio grande, que ganha dinheiro fácil”, afirmou. As grandes distribuidoras estão contra o projeto, mas os pequenos produtores e distribuidores são favoraveis. A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), que reúne os agricultores e tem forte influência no Nordeste, se posicionou favoravelmente.  Com informações do jornal Estado de São Paulo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.