quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

TURISMO NA BAHIA CRESCE 3% DE MARÇO PARA ABRIL

Redação - 14/06/2018 14:02

Por: João Paulo Almeida

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de março para abril, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia cresceram 3,0%, quarta maior variação entre os 12 estados investigados e a segunda principal influência positiva para o turismo nacional nessa comparação. O confronto com o mês imediatamente anterior é ajustado sazonalmente, deixando de fora eventos como a Páscoa, por exemplo.

Na comparação com abril de 2017, porém, o resultado do turismo baiano continua negativo (-0,1%), ainda que tenha reduzido significativamente o ritmo de queda em relação a março (quando havia recuado 9,8%). Nessa comparação, além da Bahia, só Goiás (-2,8%) e Rio de Janeiro (-6,0%) apresentaram retrações. Em ambos os confrontos, o desempenho das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia foi pior que a média nacional (3,3% e 2,2%, respectivamente).

No ano de 2018, o volume das atividades turísticas acumula queda de 3,7% no estado, mantendo-se como a segunda maior retração, acima apenas do Rio de Janeiro (-7,2%), e bem mais profunda que a média nacional (-0,9%). Nos 12 meses encerrados em abril, o turismo baiano também se mantém no negativo (-0,5%), embora melhor que a média nacional (-4,5%).

Em nota enviada ao Portal Bahia Econômica, a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA) afirmou que houve um crescimento de 0,46%  na média de ocupação em maio. Segundo o relatório, os hotéis fecharam com ocupação de 48,88 %. Mesmo apresentando alta, a média de ocupação ainda está muito distante dos históricos 60% do início da década. Essa também é a média mínima de ocupação para poder o balanço ficar no azul. Além da diária média se manter inalterada nos últimos 5 anos com acréscimo de somente 10% da mesma.

Também em nota enviada ao Portal, a Secretária de Turismo do Estado, afirmou que o governo está se esforçando para que as obras do Prodetur, um dos grandes projetos de investimento ao turismo na Baía de todos os Santos, tenham inicio no segundo semestre de 2018. Caso as obras comecem vários segmentos do setor podem ser beneficiados. O secretário José Alves também espera lançar a licitação para o novo Centro de Convenções em Agosto de 2018.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.