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CONSTRUTORAS AUMENTAM NÚMERO DE LANÇAMENTOS NO INTERIOR

Redação - 14/06/2018 07:35

Nos últimos 10 anos a consolidação de diferentes municípios do interior da Bahia como polos industriais e educacionais aqueceu a demanda por habitação qualificada. O fenômeno espalhou os investimentos de construtoras e incorporadoras pelos quatro cantos do estado e a briga pela preferência do consumidor do interior têm levado empresas a investir alto na equação entre preço e infraestrutura para manterem os negócios em pleno movimento.

Entre 2017 e 2018 o mercado imobiliário do interior alcançou uma marca inédita. De acordo com presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Baia (Ademi-Ba) e colunista do Correio Claudio Cunha, pela primeira vez na história a disponibilidade de empreendimentos do setor no interior superou a da Capital. “A interiorização das universidades e indústrias fez com que incorporadores que antes trabalhavam apenas em Salvador começassem a olhar para essas cidades pelo potencial de expansão”, diz.

“Mesmo os moradores da cidade passaram a ter um novo comportamento em relação à moradia, passando das antigas casas a empreendimentos verticais com mais conforto, segurança e infraestrutura” – Claudio Cunha, presidente da Ademi-Ba. Claudio destaca que o movimento de pessoas que foram estudar e trabalhar no interior impulsionou um cenário de investimentos em imóveis para aluguel e mudou até o comportamento da população local. “Mesmo os moradores da cidade passaram a ter um novo comportamento em relação à moradia, passando das antigas casas a empreendimentos verticais com mais conforto, segurança e infraestrutura”.

Os incentivos oferecidos por prefeituras e o valor mais baixo no m² dos terrenos também são fortes atrativos para as incorporadoras. Contudo, o acesso ao crédito e o estímulo oferecido pelo Governo Federal fortaleceram a oferta de empreendimentos voltados para famílias que buscam investimentos mais econômicos, segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba), Carlos Henrique Passos.

Ele também é diretor da incorporadora Gráfico, presente em Vitória da Conquista, Ilhéus e Santo Antônio de Jesus. “O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foi sem dúvida uma das principais ferramentas de impulsão para o setor, pois famílias de menor renda se tornaram clientes potenciais, e essa porta aberta mudou a cara das cidades e respondeu à questão do déficit habitacionais que ainda existe no interior, mas foi bastante reduzido”, afirma.

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