O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já teria dito que o candidato ideal do PT nas eleições presidenciais será o ex-governador Jaques Wagner. A última colocação nesse sentido foi a citação de que seria necessário um nome do Sudeste para ser vice na chapa do PT. Lula citou dois nomes oriundos da região Sudeste para ser vice de Wagner. A informação é do jornal Folha de São Paulo.
Os governadores petistas fecham com a indicação de Wagner, pois ele seria forte no Nordeste, mas precisaria de um vice do Sudeste buscaria expandir esse eleitorado. Os que Lula quer são do ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB) e do empresário Josué Gomes (PR), filho do vice-presidente no governo de Lula, José de Alencar.
Wagner tem resistido à ideia de concorrer. E Lula diz brincando, que Wagner ele está negando fogo. Wagner está reticente e há quem afirme que seria por causa da devassa que poderia ser feita em sua carreira pública, além dos processos em que é investigado. Mas, em um jantar, o ex-governador teria dito que não tem medo de processos. Mas que teria selado um compromisso com sua mulher e os filhos.
Há também a hipótese de Manuela D’Avila (PC do B) compor a chapa, também na vice de Jaques Wagner.