Ocorrerá no próximo dia 13 de junho, a partir de 09h00, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o I Fórum Baiano de Negócios e Oportunidades Internacionais. O fórum contará com representações do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD), FIEB, Prefeitura Municipal de Salvador, Governo do Estado da Bahia, representantes de corpos consulares, empresários e jovens empreendedores.
O Brasil recebeu US$ 59 bilhões em investimentos internacionais em 2016. Portanto, é um setor de suma importância para o desenvolvimento local, despertando crescente interesse de empresários e de gestores públicos nas estratégias de desenvolvimento econômico e social. O Fórum busca a interação das lideranças empresariais com o poder público, o terceiro setor e com instituições de ensino e pesquisa,sejam compartilhadas as melhores práticas de paradiplomacia realizadas no Brasil e em outros países.
“A crescente atuação internacional das instâncias de Poder local, também conhecida como paradiplomacia, tem alterado significativamente o contexto socioeconômico regional, resultando, com expressiva frequência, em novos investimentos empresariais e captação de recursos para projetos estruturantes e sociais através da cooperação técnica ou mesmo no intercâmbio tecnológico entre empresas”, afirma o diretor-geral do Centro de Estudos e Estratégias em Relações Internacionais (CEERI) e coordenador do Fórum, Leonel Leal Neto.