sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

PLANSERV ALERTA SOBRE CUIDADOS PARA EVITAR E TRATAR QUEIMADURAS

Redação - 08/06/2018 09:48 - Atualizado 08/06/2018

O Planserv aproveita esta Semana de Luta contra Queimaduras para alertar os servidores públicos do Estado a respeito do número de acidentes causados pelo manuseio de fogos de artifício, que costumam ser utilizados nos festejos juninos e em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Para evitar acidentes, alguns cuidados importantes devem ser tomados.

Para começar, é fundamental garantir a supervisão constante de crianças durante o manuseio de fogos de artifício. Observar as recomendações dos fabricantes de fogos e não comprar aqueles de fabricação caseira ou clandestina, pois podem correr explosões fatais. “Não acender fogueiras jogando álcool ou outro líquido inflamável diretamente nas chamas é uma decisão inteligente. Além disso, soltar balões é um crime que pode provocar grandes tragédias”, lembra a Coordenadora de Gestão de Projetos de Saúde do Planserv, Maria Beatriz Fauaze.

E se o pior acontecer? Seja em queimaduras de primeiro grau, em que a pele fica avermelhada; seja nas de segundo grau, em que há formação de bolhas e a dor é mais intensa; ou nas de terceiro grau, o tipo mais grave, é indicado lavar a região afetada em água corrente por pelo menos cinco minutos para esfriar a pele e, em seguida, buscar atendimento médico imediato. “Mesmo que não esteja sentindo dor, o paciente queimado não deve remover, por conta própria, tecidos, pólvora, papel ou qualquer objeto que estiver grudado na pele, para não piorar a lesão. Só o médico saberá como fazer isso da melhor forma”, explica Maria Beatriz.

Outras dicas importantes são: nunca furar as bolhas, não tocar a área afetada e jamais usar gelo, manteiga, pomadas, borra de café, clara de ovo, creme dental ou qualquer outro produto doméstico sobre a lesão. Esta ação pode agravar o problema ou causar infecções muito graves.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.