sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

PROJETOS BAIANOS DO VLT E NOVA ESTRADA DO FEIJÃO ATRAEM INTERESSE DE INVESTIDORES BRITÂNICOS

admin - 07/06/2018 16:37

A expertise da Bahia em PPPs (Parceria Público Privado) e as oportunidades de investimentos existentes no estado atraíram o interesse do governo inglês. O gerente de Novos Negócios de Infraestrutura do Consulado-Geral Britânico no Brasil, Luiz Fernando Nanô, esteve reunido com representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Fazenda (Sefaz), Casa Civil e Bahiainveste para conhecer um pouco mais dos negócios baianos. Um dos focos é o VLT de Salvador.

Segundo o superintendente da SDE, Paulo Guimarães, que esteve na capital britânica para apresentar projetos de infraestrutura, esse novo contato mostra o interesse dos ingleses em conhecer melhor os projetos do estado. “Na época, apresentei portfólios de projetos baianos com destaque para nossa expertise em PPPs e agora já estamos colhendo os bons frutos com a vinda de um representante do consulado até a SDE. Apresentamos os projetos do VLT e da BA 052 e terminamos a reunião com a promessa de um próximo encontro no consulado britânico em São Paulo, onde vamos detalhar nossa carteira de projetos para investidores do país”, afirmou.

Guimarães adiantou que a perspectiva de uma parceria entre britânicos e o grupo chinês vencedor da licitação do VLT é real, já que os grupos estão dialogando na perspectiva de oferecer uma linha de crédito específica com juros subsidiados para financiar o projeto de infraestrutura do parceiro privado. Para que o financiamento aconteça, o grupo chinês precisa inserir no projeto conteúdo britânico para que assim possam conseguir investimento com um custo mais baixo e isso refletirá obviamente no valor do projeto para o governo baiano.

O segundo assunto abordado foi o projeto de requalificação da BA 052, outra PPP que está em licitação e terá a abertura dos envelopes na segunda quinzena de julho na Bovespa. São 600 km de rodovia, conhecida como “Estrada do Feijão”, mais uma ponte sobre o rio São Francisco, que vai ligar Xique Xique a Barra e beneficiar o escoamento de grãos na região Oeste. A ideia é que o futuro vencedor da licitação articule um financiamento também com um parceiro britânico.

Bahiainveste – O terceiro assunto em pauta na reunião foi a celebração de um memorando de entendimento entre o Estado da Bahia e o Governo Britânico visando a transferência de conhecimento entre as estruturas de PPPs dos referidos entes, contando ainda com a participação da Bahiainveste, que é uma empresa indutora da atração de investimentos em infraestrutura do Estado da Bahia. A estatal vem dialogando com representantes do Governo Britânico com o intuito de tornar os projetos estruturantes do Estado mais atrativos para os investidores britânicos.

“A UK Export Finance é um fundo de fomento à exportação com mais de 2 bilhões de libras disponíveis para ser aplicado somente no Brasil, com o qual estamos conversando na perspectiva de estruturar financiamentos para os nossos projetos”, explicou Camila Aguiar, diretora de operações da Bahiainveste.

A reunião foi um desdobramento da 1ª missão da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB-LSE) que ocorreu no mês de maio, em Londres.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.