O dia foi de folga para a Seleção. Mas nem todos os jogadores usaram a segunda-feira para descansar após a vitória por 2 a 0 sobre a Croácia. O volante Fred aproveitou o tempo livre para ir até Manchester definir a sua transferência para o United. O jogador e seus representantes (os ex-jogadores Fábio Mello e Gilberto Silva) ficaram no CT do clube inglês até 15h20 (horário local, 11h20 de Brasília): enquanto ele realizava exames médicos, os empresários revisavam o contrato. De lá, seguiram de carro direto para o escritório do Manchester United em Londres, onde Fred assinará por cinco anos.
O clube inglês pagará cerca de 55 milhões de euros (R$ 240 milhões) ao Shakhtar Donetsk. No primeiro contato direto, Fred e seus empresários ficaram impressionados com a estrutura e a atenção do United. Cria do Atlético-MG e revelado na base do Internacional, o volante jogou as últimas cinco temporadas na Ucrânia. No início do ano, o Manchester City fez proposta pelo jogador. Ele queria muito sair para a equipe de Pep Guardiola, mas a presença do Shakhtar nas oitavas de final da Liga dos Campeões impediu a transferência. A diretoria bateu o pé e se recusou a vender o jogador.
Desde então, os representantes de Fred vêm costurando o acordo para que o Shakhtar o liberasse por um valor inferior à multa de 70 milhões de euros no fim da temporada. Foi quando o técnico José Mourinho entrou em ação. O ex-jogador do Inter seria um dos pilares dod time que o português quer montar para o United impedir o bicampeonato do rival City no Campeonato Inglês.