sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

AGRICULTORES BAIANOS RELATAM PERDAS DE ATÉ 50% DE SAFRA COM GREVE DOS CAMINHONEIROS

Redação - 30/05/2018 19:00 - Atualizado 31/05/2018

A greve dos caminhoneiros chegou ao seu 10° dia, embora o movimento tenha sido arrefecido e a maioria das estradas tenha sido desbloqueadas. No entanto, os protestos deixaram consequências sérias para agricultores que produzem frutas na região do Vale do São Francisco, no norte da Bahia. Segundo eles, cerca de 50% da safra foi perdida com a greve.

Com a falta de caminhões para escoar a produção, os produtores precisam reduzir a colheita e muitas frutas acabam apodrecendo ainda no pé. Há fazenda do município de Juazeiro que exporta uvas e mangas contabilizando mais de R$ 2 milhões em prejuízo, cerca de 70% da produção.

Outro problema enfrentado pelos produtores é com relação à distribuição da água que chega às plantações através de um canal construído pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) para irrigar as plantações. Para que a distribuição seja efetuada, os caneleiros precisam abrir as comportas do canal, mas os funcionários estão sem transporte para poder trabalhar por falta de combustível.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.