sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

GABRIELLI CRITICA POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS E DIZ QUE MEDIDA PREJUDICA A ESTATAL

Redação - 28/05/2018 11:55

José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras e ex-secretário de planejamento do estado da Bahia,  disse que o “problema” da estatal brasileira não está no atual comandante Pedro Parente, mas sim na política de preço que tem alterado diariamente o valor dos combustíveis. Há uma pressão da oposição e da própria base do governo do presidente Michel Temer (MDB) para mudar a diretoria da estatal. “Não é um problema de pessoa. É um problema de orientação da política de preço. Se substituir e ficar a mesma política, não resolve nada. É evidente que a política preço está personificada no presidente Pedro Parente, e ele não vai ficar com uma nova política”, avaliou Gabrielli.

Para Gabrielli, o movimento dos caminhoneiros é um misto de greve e locaute (quando os patrões de um determinado setor se recusam a ceder aos trabalhadores os instrumentos para que eles desenvolvam seu trabalho, impedindo-os de exercer a atividade). “Eu acho que são as duas coisas. A categoria dos caminhoneiros tem 40% dos motoristas ligados às transportadoras e 60% autônomos. Os dois têm situação de dificuldades semelhantes. Sofrem com a retração da economia e o aumento do valor dos insumos. Há legitimidade de fazer suas reinvidicações, mas tem que se analisar a origem do problema, que é a política equivocada da Petrobras de reajustar diariamente os preços”, afirmou.

Gabrielli avalia que a estatal tem alterado os preços cotidianamente para atrair compradores para as refinarias brasileiras. Desta forma, retira o monópolio da Petrobras.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.