O presidente do Sindicombustíveis, Walter Tannus, confirmou hoje, em entrevista ao Bahia Econômica, que os estoques de etanol e gasolina em Salvador estão zerados – ou seja, não há gasolina nem álcool nos postos da capital baiana. As unidades nas quais ainda há combustível têm apelas o diesel, ainda assim, são apenas 5% dos postos da cidade têm o material.
Tannus descreve a crise de abastecimento gerada pela greve e pelos bloqueios nas estradas, feitos pelos caminhoneiros, como eventossem precedentes. “Eu cresci em posto de gasolina, pois meu pai era dono de posto e nunca vi disso”, lamentou. O executivo argumenta que os impostos incidentes sobre os combustíveis proporcionam a crise, dado o impacto dos tributos federais e estaduais em cima dos preços dos combustíveis ao consumidor final.
Apenas para se ter uma ideia, entre maio de 2017 e abril de 2018, os impostos incidentes sobre os combustíveis tiveram alta de dez pontos percentais, chegando a compor 45% do preço nas bombas, diz Tannus, citando informação da Agência Nacional do Petroleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).