Nas vésperas da Copa do Mundo da Rússia, obras previstas para serem concluídas até o último mundial, sediado no Brasil em 2014, como a reforma da fachada e a 2ª etapa de construção da nova área de check-in do aeroporto internacional de Salvador não foram concluídas. Além do aeroporto também estavam presentes o metrô , o brt, além de obras de mobilidade e obras no Porto de Salvador.
Aeroporto: As obras do aeroporto de Salvador não ficaram prontas para a Copa do Mundo. Ano passado o governo fez um leilão e a concessionária Vinci Airports arrematou o modal. No dia 19 de abril de 2018, a francesa iniciou a primeira fase das obras de modernização e expansão do equipamento, com previsão de conclusão para outubro de 2019. Conforme previsto no Contrato de Concessão, segundo a empresa, serão feitas melhorias tanto na área destinada às aeronaves como no terminal de passageiros, incluindo uma nova área comercial.
Já o sistema de check-in, de acordo com a Vinci, será modificado para refletir a tecnologia mais moderna utilizada em vários aeroportos no mundo, incluindo equipamentos não visíveis ao público, como o sistema de roteamento de bagagens que comunica a área de check-in com as equipes que carregam a aeronave. Ainda de acordo com o Contrato de Concessão, a Vinci informou que não há previsão de mudanças na fachada na atual fase de obras.
Porto de Salvador: Na Matriz de Responsabilidades da Copa, além das intervenções no aeroporto, contavam ainda como principais obras a serem feitas em Salvador a reconstrução da Arena Fonte Nova, a inauguração de um trecho do metrô e a reforma do terminal de passageiros do porto. O porto de Salvador teve a obra do terminal de passageiros concluída em 2014, a tempo para a Copa.
Metrô: Um trecho da linha 1 do metrô da capital baiana, do Campo da Pólvora até o Acesso Norte (percurso de 5,6 km de extensão) ficou pronto em 2014 antes do mundial — um ano depois de o governo baiano assumir a gestão da obra, iniciada 14 anos antes pela prefeitura municipal. A expectativa inicial era que a estação do Retiro do metrô (também da Linha 1) também tivesse pronta antes da copa, mas ela só começou a operar em agosto do mesmo ano, quando o torneio já tinha acabado. Segundo o Governo do Estado, a linha 1 completa, que começa na Estação da Lapa e que deve chegar até Águas Claras, tem investimento de R$ 8,7 milhões. Até agora, a linha 1 está indo até o bairro de Pirajá. Faltam ainda ser entregues as estações Brasilgás e Águas Claras/Cajazeiras.
BRT: O Bus Rapid Transit (BRT) chegou a ser incluído na Matriz de Responsabilidades da Copa pela prefeitura de Salvador, mas foi retirado do documento, já que também não havia possibilidade de entregar a obra para o mundial. A ordem de serviço para início das obras do primeiro trecho só foi assinada em março de 2018. O trecho de 2,9 km de extensão ligará a região do Parque da Cidade à estação do metrô da Rodoviária. O valor para execução da primeira etapa é de R$ 212.781.070,50.
Rotas Turísticas: Já rotas turísticas para pedestres, que sairiam de diferentes pontos de Salvador em direção à Arena Fonte Nova, também previstas para a Copa de 2014, não ficaram prontas. Cada rota previa realização de obras de requalificação de calçadas em todos os trechos dos trajetos e instalação de novos equipamentos urbanísticos. De acordo com o projeto, seriam gastos R$ 7,15 milhões.
As rotas 1 e 2 partiriam da região portuária, a cerca de 3 km da Arena, enquanto a rota 3 sairia da estação de metrô de Brotas, a pouco mais de 1 km do estádio. A rota 4 teria origem em um estacionamento no bairro de São Raimundo, que fica a cerca de 2 km da praça esportiva. Com a proximidade do torneio, no entanto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) percebeu que não haveria tempo para que todas as rotas fossem concluídas e decidiu trabalhar na Copa apenas com uma.
A única rota da Copa em Salvador concluída, chamada de Fan Walk, iniciava na região do Mercado Modelo, no bairro do Comércio, seguia para o Terreiro de Jesus e Cruzeiro do São Francisco e, depois, pela Ladeira do Pax rumo à Ladeira do Prata, passando pela Santa Clara do Desterro até a Arena Fonte Nova.