sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PORTO DE SALVADOR COMEMORA 105 ANOS OCUPANDO A SÉTIMA POSIÇÃO NO NORTE NORDESTE

Redação - 21/05/2018 08:06 - Atualizado 21/05/2018

Com a luta pela modernidade como foco principal, o Porto de Salvador comemorou 105 anos de fundação no domingo(13) com novos projetos em fase de desenvolvimento, sendo o mais importante deles ampliação do terminal de contêineres. A obra vai contemplar tanto a faixa de cais quanto a retro área. Ainda não há detalhes sobre como se dará a ampliação, qual o custo da reforma e quando começam as obras.

No entanto todos  os  investimentos estão voltados para a  melhoria    da  eficiência, expansão,  modernização  otimização  da  infraestrutura do local, além do fomento de novos negócios e desenvolvimento da economia baiana. Situado na Baía de Todos-os-Santos, o Porto de Salvador ocupa a 7ª posição entre terminais portuários do Norte-Nordeste do país, ficando em 2º lugar na movimentação de contêineres.

O  equipamento  movimenta vários tipos de cargas, sendo  as  mais  significativas  e frequentes os contêineres, celulose, o trigo em grãos equipamentos  para  o  setor industrial. Somente nos três primeiros meses deste ano, o porto    apresentou uma movimentação de 980 mil toneladas. Em 2017, alcançou 4,5 milhões de toneladas de cargas movimentadas, além de 310 mil Teus (equivale à unidade de um contêiner de 20pés). Dentre os três portos públicos da Bahia, o que representa maior volume de carga é o de Aratu Candeias, com o movimento de aproximadamente 7 milhões de toneladas anuais.  Porém, o que representa maior valor agregado das mercadorias é o de Salvador, por receber produtos de maior valor comercial

A última temporada de cruzeiros marítimos nos portos baianos começou em novembro do ano passado e terminou em abril deste ano. Durante esse período, 220mil turistas desembarcaram-no estado, segundo levantamento Codea.  O número representa um incremento de 8% no fluxo turístico no segmento em relação à temporada anterior. Ao todo, 49 embarcações aportaram na capital baiana. Conforme balanço divulgado pela Conter mas, concessionária que administra o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador, cerca de 115 mil passageiros estiveram nas dependências do terminal soteropolitano, no Comércio.

Tudo isso com uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos.  Contudo, o primeiro piso está ocioso, sendo utilizado apenas para realização de eventos particulares sociais e corporativos. A Conter mas esclareceu que “embora o projeto conceitual para a construção da edificação tenha considerado a instalação de restaurantes e comércios no local, avaliação da infraestrutura disponível e da demanda do mercado realizada pela concessionária não demonstraram viabilidade para esta forma de uso, inclusive em razão das normas de segurança que a instalação portuária está submetida”, explicou gestora do equipamento, por meio de nota.(TB)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.