O técnico espanhol Roberto Martínez anunciou nesta segunda-feira os 28 jogadores da Bélgica para a Copa do Mundo sem o volante Nainggolan, da Roma. Aos 30 anos, completados no último dia 4 de maio, não se encaixa na nova proposta tática da seleção, indicada frequentemente como uma das mais talentosas e candidatas ao título na Rússia.
– Nainggolan é um jogador top. A razão é tática. Nos últimos dois anos, a equipe tem trabalhado de um jeito específico. Outros jogadores tiveram esses papéis. Sabemos que ele tem um papel muito importante no seu clube e não podemos dar isso a ele na nossa equipe – disse Roberto Martínez em entrevista coletiva depois do anúncio dos convocados.
O técnico também teve que explicar a ausência dos atacantes Origi, de 23 anos, do Wolfsburg, e Mirallas, de 30 anos, do Everton, emprestado ao Olympiacos na temporada, elogiando o comportamento dos dois quando convocados, mas que é nesse momento que ficam evidenciadas as escolhas que precisou fazer.
Entre os destaques da lista, estão as duas duplas de irmãos: os atacantes Eden e Thorgan Hazard, de Chelsea e Borussia Monchengladbach, respectivamente, e Jordan e Romelu Lukaku, lateral da Lazio e centroavante do Manchester United. Também chamam a atenção o jovem meia Tielemans, de 19 anos, do Monaco, o zagueiro Laurent Ciman, de 32 anos, do Los Angeles FC, da MLS (Major League Soccer), dos Estados Unidos, e dois que atuam na China: o meia Witsel, do Tianjin Quanjian, e o atacante Carrasco, do Dalian Yifang, da segunda divisão.
– Cada jogador tem um nível de fadiga . Por isso, começaremos nossa preparação com 28 jogadores. A regra é que temos que dar a seleção final de 23 em 4 de junho – disse Roberto Martínez.
Confira a lista:
Goleiros: Koen Casteels (Wolfsburg), Thibaut Courtois (Chelsea), Simon Mignolet (Liverpool), Matz Sels (Newcastle);
Defensores: Toby Alderweireld (Tottenham), Dedryck Boyata (Celtic), Laurent Ciman (Los Angeles FC), Christian Kabasele (Watford), Vincent Kompany (Manchester City), Jordan Lukaku (Lazio), Thomas Meunier (Paris Saint-Germain), Thomas Vermaelen (Barcelona), Jan Vertonghen (Tottenham);
Meias: Nacer Chadli (West Bromwich), Kevin De Bruyne (Manchester City), Mousa Dembele (Tottenham), Leander Dendoncker (Anderlecht), Marouane Fellaini (Manchester United), Youri Tielemans (Monaco), Axel Witsel (Tianjin Quanjian);
Atacantes: Michy Batshuayi (Chelsea), Christian Benteke (Crystal Palace), Yannick Carrasco (Dalian Yifang), Eden Hazard (Chelsea), Thorgan Hazard (Borussia Monchengladbach), Adnan Januzaj (Real Sociedad), Romelu Lukaku (Manchester United), Dries Mertens (Napoli).