sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

EX-GOVERNADOR JACQUES WAGNER NA MIRA DA JUSTIÇA INGLESA

Redação - 19/05/2018 21:48 - Atualizado 19/05/2018

O nome do ex-governador da Bahia, Jacques Wagner, foi parar na Queen’s Bench Division Commercial Court, a mais alta corte comercial da Inglaterra, informa a edição on line da Revista Isto É, em matéria divulgada no início da noite de ontem (18/05). A Corte inglesa quer saber como, em um único dia, o petista conseguiu reverter uma proibição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) quanto à Construção do Porto Sul, em Ilhéus. A suspeita seria de que a revisão na decisão do órgão tenha sido decorrente do pagamento de propina.

Os ingleses entraram no caso por conta da presença de capital daquele país na construção, através da Eurasian Natural Resources Corporation (ENRC), que detém sociedade com o o bilionário indiano Pramod Argawal em investimentos no Porto Sul. “Na corte inglesa, discute-se como, em um único dia, reverteu-se um parecer do Ibama que reprovava o empreendimento. Existem veementes indícios de pagamento de propina tendo como endereço os aveludados bolsos do petista”, diz a Revista.

A ENRC cogitava comprar a totalidade do empreendimento. Porém, uma última parcela, de US$ 220 milhões, seria paga somente se Pramod Argawal conseguisse a licença do Ibama. Ele conseguiu – e, agora, a justiça inglesa investiga por quais caminhos o feito foi possível, sendo a opção mais cotada até o momento a injeção de propina para a resolução do caso.

A implantação do Porto Sul é tema de uma controvérsia que se estende por mais de dez anos, por conta do desmatamento de 500 hectares de Mata Atlântica, que seria necessário para a edificação do empreendimento. Em entrevista à Isto É, o diretor da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, disse que Jaques Wagner teria agido no episódio como um verdadeiro coronel no Sul da Bahia, quando envidou esforços para conseguir autorização para a obra. “Ele reclamava tanto de Antônio Carlos Magalhães que agiu de forma semelhante”, comparou Mantovani, referindo-se ao ex-senador e coronel baiano, falecido em 2007.

A reportagem tentou contato com a assessoria do ex-governador, mas, até o momento, não houve resposta.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.