sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

GOVERNADORES DO NORDESTE E DO SUDESTE CRITICAM PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS

admin - 18/05/2018 14:13 - Atualizado 18/05/2018

O Governador da Bahia Rui costa (PT) participou hoje de uma reunião com mais cinco governadores do Nordeste brasileiro e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) e criticaram o projeto de privatização da Eletrobras, cujo relator é o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM). Os governadores pedem a exclusão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) do grupo Eletrobras, “transformando-a numa empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional”.

“Preocupa-nos, sobremodo, o Projeto de Privatização da Eletrobrás e, em particular, o da Companhia Hidroelétrica do São Francisco/Chesf que, em se concretizando, viria a submeter um ativo do povo da região aos interesses dos investidores, condicionando – por décadas – qualquer projeto ou ação que viesse a demandar água do Rio São Francisco, tanto para o abastecimento humano quanto para a agricultura irrigável”, diz trecho do texto.

Para os signatários da carta, “fica clara a priorização do interesse empresarial sobre o social”. O grupo ainda acusa a existência de manobras regimentais para “encurtar” o debate sobre o assunto. Os governadores ainda destacam que medidas adotadas pelo governo federal não foram suficientes para a retomada da atividade econômica.

Há ainda críticas a ações da União, como os cortes propostos no Programa de Aquisição de Alimentos e o “desmonte” do Sistema Único de Assistência Social. “Não podemos aceitar que a insensibilidade social leve a grande parcela dos mais pobres a pagar a conta do necessário ajuste das contas públicas”, afirma o texto, divulgado após encontro dos gestores nesta sexta-feira (18), em Recife.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.