Com capacidade para atender quatro mil pessoas e realizar quase mil audiências por mês, o Tribunal Regional da Bahia (TRT5-BA) inaugura o Centro de Conciliação da Justiça do Trabalho (Cejusc) no próximo dia 21, às 9h30, durante a abertura oficial da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista em todo o país, com a presença do vice-presidente do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva.
A unidade vai realizar audiências inaugurais e em fase de execução dos processos trabalhistas de Salvador com tentativas de conciliação. Havendo acordo, o processo é encaminhado para o cumprimento na secretaria da Vara. Quando não há a conciliação, o processo é encaminhado a Vara do Trabalho para a realização da audiência de instrução. As partes também poderão solicitar que os processos já em tramitação sejam incluídos na pauta do Cejusc pelo site.
Instalado no andar térreo do Fórum do Comércio, o Cejusc contará com juízes supervisores e conciliadores (servidores capacitados), que utilizarão técnicas avançadas de mediação, mostrando às partes envolvidas em conflitos que chegar a um consenso por meio do diálogo pode ser mais rápido e também mais vantajoso do que um processo judicial. Atualmente, na Bahia, existem 390.986 processos trabalhistas, que duram em média 303 dias do ajuizamento até a sentença. “Os acordos são uma forma rápida, equilibrada e moderna de resolver conflitos, contribuindo para a resolução um maior número de processos que tramitam no Tribunal, tornando a prestação jurisdicional mais ágil e célere”, enfatiza a presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria de Lourdes Linhares.