“Você já esteve aqui na maré baixa? É uma das visões mais lindas dessa cidade”. O comentário é do mineiro Robert Cezar, 29 anos, sobre a orla em frente à Praça Wilson Lins, na Pituba. A paisagem no local está sendo transformada nos últimos dias desde que operários e máquinas começaram a trabalhar na requalificação do espaço.
Agora, o que se vê no local são tapumes e o entra e sai de tratores, caçambas e funcionários durante todo o dia. Mas a prefeitura promete que, até o final deste ano, a realidade será bem diferente. O projeto de requalificação foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e, na prática, a praça vai receber novo piso, iluminação, bancos, equipamentos e paisagismo. Além de uma piscina e uma estátua. Robert contou que é programador de web e trabalha em frente ao local.
Com cerca de 15 mil metros quadrados de área, a Praça Wilson Lins fica entre a Nossa Senhora da Luz e o Jardim dos Namorados. Durante o dia, a cor do mar é de um azul escuro e convida quem passa a fazer uma foto. À noite, as águas do lugar ficam prateadas sob o luar. Até quem caminha pela região diariamente reserva alguns minutos para observar a paisagem e fazer selfies no local.
O metalúrgico Gilson Oliveira, 60, passa pela região todos os dias para a caminhada matinal e disse que não se cansa de admirar o cenário. “Moro em Amaralina e passo por aqui todos os dias. É uma região muito linda, mas precisa receber alguns cuidados. Eles poderiam fazer uma parede de alvenaria para dar mais segurança a quem caminha nessa região”, sugere Gilson.