sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CRESCE NÚMERO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS EM RANKING INTERNACIONAL

Redação - 14/05/2018 19:30

O ranking internacional Times Higher Education (THE) de Universidades Emergentes apontou que o Brasil é o terceiro país mais representado no ranking, atrás apenas da China e da Índia. Trinta e duas universidades brasileiras estão entre as 350 instituições avaliadas. Em números absolutos, houve crescimento da presença brasileira ante 2017, quando houve 25 instituições entre as 300 avaliadas. Em termos percentuais, o Brasil representa em 2018 9,3% do total, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

O norte é a única região que não tem universidades inclusas. O sudeste tem treze universidades, seguido pelo sul (12), nordeste (3) – a Bahia, no entanto, não figura na lista – e o centro-oeste (2). Nas respectivas regiões, os destaques foram para a Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade de Brasília (UnB) e, em posições empatadas, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“O Brasil manteve o status de terceiro país mais representado, mas praticamente todas as suas universidades perderam posições devido, principalmente, à turbulência econômica e política do país”, afirma a organização. Apesar de ter caído uma em relação ao ano anterior, a Universidade de São Paulo (USP) é a universidade brasileira mais bem posicionada, em 14ª lugar.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.