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SEMANA ENEF INICIA CAMPANHA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Redação - 11/05/2018 20:20

A 5ª Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF – é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira, e acontecerá entre os dias 14 e 20 de maio deste ano. Diferente do que muitos pensam, a educação financeira não se resume apenas em diminuição de gastos, é entender a importância de administrar melhor o seu dinheiro.

Simone Silva, gerente de marketing da KSL Associados – empresa especializada em cobrança – acredita que a campanha é de suma importância para a população. “Saber administrar o próprio dinheiro é entender como otimizar, investir, diminuir custos e até como tomar as melhores decisões em seu uso diário. Infelizmente, o brasileiro ainda não é 100% familiarizado com estas vertentes e, nesse sentido, campanhas como essa podem contribuir muito para isso.”.

A partir do momento que a população passa a entender os fatores que influenciam em suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Para conseguir esse equilíbrio, Simone separa três dicas importantes:

  • Acompanhe de perto seus gastos e despesas. É importante conhecer melhor seus hábitos e entender onde seu dinheiro está sendo investido. Hoje existem no mercado diversas ferramentas que auxiliam nesse acompanhamento;
  • Leve em consideração imprevistos e gastos extras antes de assumir qualquer compromisso, especialmente a longo prazo;
  • Antes de novas compras, procure quitar e negociar suas dívidas, pois elas podem incidir multas e juros que aumentem com o tempo, comprometendo cada vez mais sua renda.

 Segundo o último levantamento do IGEOC, do ano passado, 66% dos 600 entrevistados se sentem motivados a liquidarem suas dívidas para limpar o nome. Para a gerente de marketing, vale reforçar a importância de se honrar um acordo, evitando o acúmulo de encargos e principalmente os benefícios de estar com o seu nome limpo.

A KSL Associados procura manter uma política de atendimento humanizado em busca de melhores resultados, para eles esse tipo de trabalho contribui para uma melhor negociação. “Procuramos sempre equilibrar as necessidades dos nossos clientes com a realidade dos consumidores que estão tentando regularizar suas dívidas. Isto significa oferecer, dentro dos parâmetros propostos, condições para que o inadimplente quite suas dívidas e com isso mantenha o seu nome limpo.”, finaliza.

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