A Prefeitura de Salvador está intensificando o plantio de árvores pela cidade. O motivo são os protestos que rondam a derrubada de algumas espécies que vão ter que ser retiradas para construção do novo modal de transporte da capital, o BRT. Segundo ambientalistas o modal não é tão eficiente quanto a prefeitura diz e apenas seria um elefante branco na cidade. A Prefeitura por sua defende o projeto.
Hoje a prefeitura plantou cerca de 35 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica na Praça Vale dos Rios, no Stiep. A ação é fruto da parceria entre a Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), a Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Caetá Ambiental.
A ação, que objetiva a compensação ambiental, visa balancear os efeitos das emissões de gases do efeito estufa causadas pelas diferentes atividades realizadas do evento “ACV de A a Z”, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb, entre os dias 8 e 10 de maio.
O diretor da ABAF, Wilson Andrade, acredita que ações como essa ajudam a tornar Salvador uma cidade mais sustentável. “A Prefeitura já vem trabalhando com iniciativa de plantios por toda a cidade, com essa preocupação com o meio ambiente. Com isso, ela contribui para um ambiente mais bonito e respirável”, destacou.
Essa ação contribui para ampliação da cobertura verde na cidade, somando-se aos esforços já empenhados nos últimos cinco anos, com mais de 50 mil árvores plantadas em toda a cidade. “Promover a compensação ambiental contribui significativamente para o controle do microclima e qualidade de vida dos cidadãos”, explica o titular da Secis, André Fraga