domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MINISTRO PROPÕE ESTENDER RESTRIÇÃO DO FORO PRIVILEGIADO A TODAS AS AUTORIDADES

Redação - 09/05/2018 17:26

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou ofício nesta quarta-feira (9) à presidente da Corte, Cármen Lúcia, propondo a aprovação de duas súmulas vinculantes – são regras, baseadas em entendimentos do STF, que devem ser seguidas obrigatoriamente pelas demais instâncias do Judiciário e da administração pública em geral – para estender a restrição do foro privilegiado a todas as autoridades nas esferas federal, estadual e municipal. As súmulas só não valeriam para presidente da República, que tem regra específica na Constituição.

As duas propostas de Toffoli seguem o modelo aprovado na semana passada, quando o Supremo restringiu o foro privilegiado de deputados federais e senadores aos crimes cometidos durante o exercício do cargo e ligados ao mandato.

Segundo cálculos do Senado citados por Toffoli, a restrição em nível federal atingiria 38 mil autoridades. Em nível estadual e municipal, segundo o ministro, há cerca de 16 mil autoridades com foro.

Dependendo do cargo, essas autoridades respondem a tribunais diferentes. Governadores, por exemplo, só são julgados no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Prefeitos, por sua vez, começam a ser processados num Tribunal de Justiça estadual, de segunda instância.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.