domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CELULARES PIRATAS DE DF E GOIÁS SERÃO BLOQUEADOS NESTA QUARTA; VEJA COMO TESTAR

Redação - 09/05/2018 07:19

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa a bloquear, nesta quarta-feira (8), celulares “piratas” que estejam em operação com chips do Distrito Federal e Goiás. A medida foi anunciada há dois meses, e vale para todos os aparelhos irregulares habilitados desde 22 de fevereiro de 2018.

Nas demais regiões do país, o bloqueio de celulares em situação similiar ocorrerá em duas fases: uma em dezembro, e outra em março de 2019. Segundo a Anatel, são considerados piratas os aparelhos não certificados pelo governo, ou que tenham o número de identificação adulterado, clonado ou fraudado de outras formas.

Esse número de identificação é o Imei – sigla para International Mobile Equipment Identity. O Imei tem 15 dígitos e funciona como o “chassi” do veículo, ou seja, cada celular produzido e ativado ao redor do planeta tem numeração específica. Na hora de roubar ou clonar um telefone celular, muitas vezes, os criminosos adulteram esse número para despistar o rastreamento. Por isso, segundo a Anatel, qualquer aparelho com problemas neste registro estará irregular.

Desde o dia 22 de fevereiro, celulares irregulares que foram ativados no DF e em Goiás já receberam notificação do problema. “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias.” Segundo a Anatel, o texto foi enviado novamente quando faltavam 50 e 25 dias para a desativação. Nesta terça (7), véspera do bloqueio, os usuários devem receber mais um aviso

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.