domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

RUI TECE DURAS CRÍTICAS A GOVERNO TEMER DURANTE EVENTO

Redação - 07/05/2018 16:23

O governador Rui Costa teceu duras críticas ao governo Temer, numa referência ao que chamou de “desmonte” de conquistas sociais dos períodos Lula e Dilma, em supostos ataques dos “golpistas”, que resultaram na crise econômica, com o saldo de 13,7 milhões de desempregados, segundo o IBGE. As declarações foram feitas durante evento em que autorizou a construção de equipamentos na área de saúde no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas.

“O que levamos oito anos para construir eles estão destruindo em apenas dois anos e meio. Os programas de moradia eles congelaram e paralisaram. Hoje, o que tem de Minha Casa, Minha Vida é o que Lula e Dilma deixaram contratado. Não foi contratado nenhum empreendimento novo”, declarou o governador.

“Vi um estudo de um pesquisador que apontou que, em São Paulo, você imagine, em São Paulo, a população da extrema pobreza cresceu nesses dois anos 35%. Extrema pobreza são aquelas pessoas que vivem com menos de R$ 100 por mês. O que mostra o quanto esse povo que deu o golpe é perverso, o quanto eles não gostam do povo mais simples, o quanto eles não gostam do Nordeste. Eu espero muito para que nós, a Bahia e o Nordeste, possamos melhorar a vida do povo, que o Brasil reencontre o seu caminho”, acrescentou.

Ainda assim, é preciso considerar que a crise se iniciou no período Dilma, ainda no primeiro trimestre de 201r, quando os indicadores econômicos passaram a deteriorar de tal maneira que a presidenta Dilma terminou por ser apeada do poder via impeachment. Os indicadores econômicos, por sua vez, melhoraram no período Temer, com a redução na inflação e na taxa básica de juros. Ainda assim, a população sofre, em especial por conta do desemprego, o que reforça a perspectiva de que a melhora do quadro econômico ainda não chegou a grande parte da população. Apenas para se ter uma ideia, o desemprego em Salvador chega a um patamar de 25% da população economicamente ativa, um contingente estimado em 513 mil pessoas, de acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego (PED), apurada pelo governo baiano, em parceria com instituições.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.