sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA NÃO SERÁ ENTREGUE ESTE ANO

Redação - 04/05/2018 09:57

A Academia Sueca anunciou nesta sexta-feira (4) que este ano não será concedido o Prêmio Nobel de Literatura e que a decisão foi adiada para 2019. A instituição enfrenta uma crise desencadeada pela relação deste prêmio com um indivíduo acusado de agressões sexuais. “Nós achamos necessário dedicar um tempo para reconquistar a confiança do público na Academia antes que o próximo vencedor possa ser anunciado”, declarou o secretário permanente da academia, Anders Olsson.

Ele também alegou que a decisão da Academia é em respeito aos que já ganharam e aos que ainda irão ganhar o prêmio. A decisão foi tomada durante uma reunião semanal em Estocolmo, baseado na crença de que a Academia não está em posição de escolher um vencedor após a onda de escândalos sobre assédios sexuais e crimes financeiros que atingiu a instituição.

Em novembro passado, 18 mulheres acusaram o dramaturgo Jean-Claude Arnault, uma conhecida personalidade da cultura francesa, marido de uma de seus membros e com quem a prestigiosa instituição tinha vínculos estreitos, de violência e/ou assédio sexual. O acusado dirige um centro de exposições na capital, em parte financiado pela Academia, que organiza ali as leituras dos premiados. (G1)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.