Durante encontro do Lide-RS (Grupo de Líderes Empresariais) o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, defendeu a convocação de um plebiscito para uma constituinte exclusiva prevendo uma profunda reforma do sistema político brasileiro. “Estamos vivendo um momento de ruptura entre nação e Estado. Chegou a hora de mudar o sistema de representação. Temos que convocar um plebiscito para uma constituinte exclusiva para um reforma política”, afirmou. O evento aconteceu na manhã desta sexta, 4, em Porto Alegre.
Para Afif, se essa realidade não mudar a distância entre o Brasil real e o legal continuará abissal, ele defendeu um enxugamento da máquina pública e modernização do sistema tributário. Ele ressaltou que o brasileiro está cansado e pouco confiante em relação à perspectiva de algum cenário favorável a curto e médio prazos.
Levantamento recente do Sebrae aponta que o saldo positivo acumulado nas Micro e Pequenas Empresas, nos últimos dez anos, é de mais de 11 milhões de empregos, enquanto as grandes empresas tiveram saldo negativo de mais de 1,3 milhão. O presidente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) Rio Grande do Sul, Eduardo Fernandez, ressaltou a importância do Sebrae no apoio aos pequenos negócios. “O Sebrae com sua força, histórico e protagonismo é fundamental para questionar, motivar e liderar essas mudanças para que possamos propiciar um ambiente saudável e menos hostil a quem produz e quem trabalha”.