O principal índice de ações da B3 avança nesta sexta-feira (27), tendo como pano de fundo um cenário misto no exterior, com intenso noticiário corporativo também sob os holofotes, incluindo nova bateria de resultados trimestrais, segundo a Reuters. Às 11h04, o Ibovespa subia 0,53%, a 86.841 pontos. Por volta do mesmo horário, as ações da Petrobras, Vale, Itaú Unibanco e Bradesco, que têm maior peso no índice, operavam em alta. Na véspera, o Ibovespa subiu 1,57%, a 86.383 pontos.
Já o dólar operava em queda nesta sexta, mantendo o movimento da véspera, com o mercado mais tranquilo após a divulgação de dados sobre a economia norte-americana, em meio a recentes temores de que os juros nos Estados Unidos poderiam subir mais do que o esperado neste ano, com potencial para afetar o fluxo global de capitais, segundo a Reuters.
Às 11h02, a moeda norte-americana caía 0,3%, vendida a R$ 3,4657. Na véspera, o dólar fechou em queda de 0,22%, a R$ 3,4763. Com a baixa, a moeda interrompeu cinco dias seguidos de alta, após ter batido na quarta-feira a maior cotação em quase dois anos. No mês, o dólar acumula alta de 5,24%.