sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5891 Dólar 5.2485

COREIAS SE COMPROMETEM A ASSINAR ACORDO DE PAZ PARA ACABAR COM GUERRA ESTE ANO

Redação - 27/04/2018 07:29

Em uma declaração conjunta após um encontro histórico, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, comprometeram-se a assinar um acordo de paz para colocar o fim à guerra entre as Coreias ainda este ano, substituindo o armistício de 1953, diz a rede americana CNN. Eles estão reunidos nesta sexta-feira (27) em Panmunjon, zona desmilitarada entre os dois países. No encontro pela manhã (horário local), que durou 100 minutos, “falaram sobre a desnuclearização e estabelecimento da paz na península e sobre melhoria das relações” entre os dois países, que tecnicamente seguem em guerra, segundo informou o porta-voz da presidência sul-coreana, Yoon Young-chan.

Após se cumprimentarem, Moon aceitou o convite de Kim e pisou brevemente no lado Norte da fronteira, sorrindo. Em seguida, ambos cruzaram para o lado Sul. O presidente sul-coreano disse a Kim que estava “feliz por conhecê-lo” e mais tarde afirmou que a presença de Kim fazia de Panmunjon um símbolo de paz, e não mais de divisão. Eles foram então escoltados por uma guarnição de honra até a Peace House, edifício que abriga a cúpula e que está localizado na margem sul da fronteira intercoreana. Foi neste local que o cessar-fogo de 1953 entre os dois países foi assinado. Ali, Kim assinou um livro de visitas, onde deixou a seguinte mensagem: “Uma nova história começa agora – no ponto inicial da história e na era da paz”.

A agência norte-coreana KCNA afirmou que Kim pretende “discutir de coração aberto com Moon Jae-in todas as questões com objetivo de melhorar relações intercoreanas e alcançar paz, prosperidade e reunificação da península coreana”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.