segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.0976 Dólar 5.8319

CONFIANÇA DE SERVIÇOS PIORA, SEGUNDO A FGV

Redação - 26/04/2018 09:07 - Atualizado 26/04/2018

Nesta quinta-feira, a FGV informou ainda que a confiança de serviços piorou em abril também devido à piora das expectativas, acompanhando o movimento já registrado entre os consumidores, comércio e construção. O Índice de Confiança de Serviços (ICS) chegou a 91,2 pontos em abril depois de recuar 0,2 ponto.

“Foram as perspectivas para a evolução do ambiente de negócios nos próximos seis meses que concentraram a pressão negativa sobre o resultado de abril. No contexto atual, de recuperação gradual do ritmo de atividade, o processo eleitoral pode estar contribuindo para a maior volatilidade das expectativas”, disse o consultor da FGV Silvio Sales.

O Índice de Expectativas (IE-S) recuou 0,8 ponto, influenciado pelo indicador de tendências dos negócios. O Índice da Situação Atual (ISA-S) teve variação positiva de 0,4 ponto no período, para 87,2 pontos, ajudado pelo indicador que mede o grau de satisfação com o volume de demanda atual.

A leitura de serviços acompanha a piora vista na confiança do consumidor, que em abril recuou 0,7 ponto, a 101 pontos. Na véspera, FGV já tinha apontado recuo na confiança do comércio e da construção. No comércio, a queda em abril foi a primeira queda depois de sete altas consecutivas.

O Brasil vem mostrando dificuldade em engatar um ritmo consistente de recuperação no início deste ano, mesmo em um ambiente de inflação e juros baixos, o que afeta os consumidores em meio ao desemprego ainda elevado. Os analistas do mercado financeiro reduziram a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, de crescimento de 2,76% para 2,75%, segundo a última pesquisa focus do Banco Central. Foi a quarta queda seguida do indicador. Para o ano que vem, a expectativa do mercado para expansão da economia continua em 3%.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.