Por: Luiz Souza
O secretário geral do PSB baiano, Domingos Leonelli, minimizou, em entrevista ao Bahia Econômica, a suposta celeuma em torno de uma postagem nas suas redes sociais a qual consistiria em um novo capítulo da “guerra” entre os apoiadores de Lídice da Mata e do deputado estadual Ângelo Coronel. Ambos disputam uma vaga na chapa do governador Rui Costa ao senado – e um mal estar se espraiou entre os apoiadores dos pré-candidatos após uma nota a respeito do assunto divulgada num blog de política baiana.
Para Leonelli, há um diálogo, uma negociação em torno de opiniões, e não uma “guerra” como alguns setores da mídia poderiam fazer crer. Ele diz que Lídice vem aparecendo à frente de Coronel nas pesquisas, tendo feito um mandato de extrema qualidade e agregando apoio entre alas de mulheres de partidos de esquerda, movimentos sociais e, em breve, estaria recebendo apoio de amplos setores do movimento negro.
A celeuma começou depois que Leonelli compartilhou postagem em suas redes sociais, com a legenda “Lídice jamais temeu qualquer coronel”. Na imagem, Lídice aparece em uma discussão com o ex-senador Antônio Carlos Magalhães, seu maior adversário político à época. Foi o que bastou para irritar os apoiadores do deputado, que foram tomar satisfações com Leonelli. O episódio pode ser algo corriqueiro e até anedótico, mas revela um possível racha no espectro mais à esquerda da política baiana.