domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

MP-Ba APREENDE 1,6 MIL Kg DE CARNE QUE SERIA VENDIDA IRREGULARMENTE NO OESTE BAIANO

Redação - 18/04/2018 17:26 - Atualizado 18/04/2018

Iniciada no último dia 09, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), programa do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em conjunto com o Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF), continua esta semana, na região de Santa Maria da Vitória, Oeste da Bahia. A força-tarefa – composta por 220 técnicos e policiais de mais de 30 órgãos e ONGs – apresentou resultados significativos nos primeiros dias, em suas diversas áreas de atuação: psicultura, fauna, mineração, carvoaria, combate aos agrotóxicos, trânsito, abate clandestino de animais, espeleologia, comunidades tradicionais, patrimônio histórico e cultural, saneamento e gestão ambiental.

Em Correntina, um abatedouro clandestino foi fechado. O empreendimento funcionava em uma propriedade particular, onde foram apreendidos 1.600 quilos de carne, entre suínos e miúdos de boi, dispostas no chão, e que seriam comercializados na feira e nos açougues do município. A ação apreendeu, ainda, facas, machados, lança-chamas e marretas, e carimbos utilizados para falsificar os selos dos órgãos de inspeção do governo. O dono da propriedade foi autuado e deve pagar multa de R$ 25 mil reais.

Além disso, foram encontrados 600 couros de boi, abandonados no meio do mato. O material está em avaliação. Segundo a técnica da FPI, Andréia Kraychete, cerca de 80 por cento da carne consumida na região de Santa Maria da Vitória provém de abatedouros clandestinos. “As pessoas estão se alimentando de produtos que não possuem qualquer inspeção, aumentando o risco considerável de adquirir várias doenças em virtude de contaminação da carne”, afirma ela.

Em uma cerâmica no município de Serra Dourada, foram apreendidos 50,5 metros cúbicos de toras de angico, que equivalem a três caminhões cheios de madeira nativa. Foi aplicada uma multa no valor de R$ 15 mil ao proprietário da cerâmica. No mesmo município, foram encontrados fornos de carvão em funcionamento. Os equipamentos foram destruídos, juntamente com 80 metros cúbicos de carvão armazenados no local.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.