sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

BANCO PREVÊ CRIAÇÃO DE 2 MILHÕES DE VAGAS DE TRABALHO EM 2018; 1 MI GERADOS POR MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES

admin - 17/04/2018 21:52 - Atualizado 17/04/2018

Um longo caminho de recuperação da economia brasileira vem sendo trilhado até o presente momento. Quase quatro anos após o início da recessão, no primeiro trimestre de 2015, e aprofundada durante o  fim do governo Dilma Rousseff, o mercado de trabalho vem dando resposta com a criação de vagas, ainda que o rendimento médio do trabalhador esteja muito aquém do verificado no período de vacas gordas. O ritmo da queda do desemprego vem deixando a desejar e fazendo com que economistas e instituições financeiras torçam o nariz para os números do mercado de trabalho brasileiro – embora apontem como consolidada a trajetória de retomada da economia.

Ainda assim, o panorama se delineia menos cinzento, com instituições do mercado financeiro prevendo números favoráveis à economia brasileira.  As expectativas divulgadas na tarde de hoje pelo Banco Santander apontam a criação de pelo menos 2 milhões vagas este ano, dos quais 1 milhão gerados por empregadores, trabalhadores por conta própria e microempresas. Por trás do desempenho, o empreendedorismo teria um peso fundamental, o que levanta questões acerca da qualidade destes postos de trabalho, no que tange à sua formalização.

O comunicado reconhece a questão, inclusive recorrendo ao termo empreendedorismo de necessidade, ainda assim, aponta: “Nem mesmo a recessão de 2015-2016 parece ter reduzido o ímpeto empreendedor do brasileiro (…). Não se pode negar, porém, que os períodos caracterizados por aumento de desemprego levem alguns indivíduos a recorrer a atividades autônomas para obter alguma renda ante um ambiente mais caracterizado por demissões que por contratações”, prossegue o Santander.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.