quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4085 Dólar 5.0093

COMISSÃO DA FIOL APROVA AUDIÊNCIA COM SEMA E INEMA SOBRE DEMANDAS DA FERROVIA

admin - 12/04/2018 11:06

Em reunião realizada nesta quarta-feira (11/04), a Comissão Especial da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol – e Porto Sul, decidiu que realizará audiência com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para cobrar a liberação de uma outorga de água para as obras dos lotes 5 (Guanambi-Caetité) e 5A (Ponte sobre o Rio São Francisco) da ferrovia.

A necessidade do encontro foi evidenciada pela presidente da Comissão, deputada Ivana Bastos. “As empresas que integram os consórcios responsáveis pelos lotes têm relatado que a falta de água é hoje um dos grandes empecilhos para que as obras sigam com celeridade. Portanto precisamos acompanhar essa demanda com urgência”, defendeu a parlamentar. A data do encontro ainda deverá ser definida.

Durante a reunião da Comissão, a deputada também fez um breve resumo sobre o andamento dos diálogos entre o Governo do Estado e o consórcio formado por empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) que deverá financiar os empreendimentos.

Depois da assinatura do memorando entre Brasil e China, em setembro de 2017, os chineses já estiveram aqui conhecendo de perto alguns trechos onde a ferrovia e o Porto Sul estarão instalados. A visita mais recente foi no dia 20 de março, quando uma delegação de empresários chineses, com representantes da Bahia Mineração (Bamin) e da empresa controladora da Bamin, ERG, estiveram em reunião na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia.

“Acompanhamos de perto o encontro e presenciamos a declaração do chefe da delegação chinesa e gerente de investimentos da China Group, Huiguang Feng, que confirmou que a intenção dos empresários é consolidar o acordo e trabalhar em conjunto com estado para ainda em 2018 concluir o Memorando de Entendimento e o modelo definitivo de financiamento e construção das obras”, contou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.