quarta, 08 de maio de 2024
Euro 5.4666 Dólar 5.0778

DYOGO OLIVEIRA CHEGA AO BNDES COM PROMESSA DE FACILITAR CRÉDITO AO SETOR PRIVADO

Redação - 09/04/2018 16:55 - Atualizado 09/04/2018

 

Dyogo Oliveira, assume hoje a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e promete mudar todos os processos internos decisórios da instituição. Terceiro presidente em menos de dois anos, o ex-ministro do Planejamento quer conduzir a “virada” do BNDES para uma nova realidade da economia com juros baixos. Na sua avaliação, o banco ainda é muito “quadradão” e precisa oferecer novos produtos. “O BNDES não foi desenhado para competir com o mercado.”

Perguntado sobre sua prioridade Oliveira explica. “A parceria com o setor privado. Vamos facilitar a utilização de recursos privados nos projetos. No foco de ação, colocamos inovação, tecnologia, desenvolvimento de novas empresas, negócios, as pequenas empresas – porque nesse mercado o banco tem ainda vantagem, o custo das empresas é vantajoso e tem espaço para avançar -, a infraestrutura e a área de comércio exterior”.

Sobre a privatização da Eletrobrás o novo presidente diz que o banco tem fundamental, que é conduzir o processo. “Vamos dar prioridade à Eletrobras, começando pelas distribuidoras (o leilão das seis distribuidoras de energia administradas pela Eletrobras está marcado para maio)”.

Sobre a atuação no segmento de infraestrutura, em que há mais dependência do crédito do BNDES, ele explica que as empresas precisam de 20, 30 anos de prazo, e não conseguem captar isso no mercado facilmente. “O BNDES pode ser o dínamo do mercado de debêntures de infraestrutura, estruturar as operações no formato que seja securitizável (ou seja, com financiamentos garantidos pelo caixa futuro da operação). O banco vai passar por uma grande mudança cultural. O formato de atuação até hoje é diferente do que vai ter daqui para a frente”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.