sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

ILUMINAÇÃO DE SALVADOR TERÁ APLICATIVO E INVESTIMENTO DE R$ 1,5 BI

Redação - 03/04/2018 01:01 - Atualizado 03/04/2018

Com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, o 1º Seminário de Iluminação Pública foi realizado nesta terça (2) e discutiu os avanços e desafios do setor na capital baiana. Entre eles, a implantação do aplicativo Ilumina Salvador e a implantação de um novo parque de iluminação, através de Parceria Público-Privada (PPP) e cujo edital deverá ser lançado este ano.

O prefeito salientou que será investido cerca de R$1,5 bilhão na PPP, a primeira do tipo em toda a história da capital baiana. “A lógica desta PPP é antecipar os investimentos que levariam muito tempo para serem realizados apenas pela administração municipal. Todos os cuidados legais estão sendo tomados na construção dessa parceria, com um processo totalmente transparente”, completou ACM Neto.

Em fase final do processo para o lançamento do edital, a Parceria Público-Privada para Modernização do Parque Tecnológico de Iluminação de Salvador deverá trazer diversos benefícios para a população. Uma delas é a economia em 50% dos gastos com energia elétrica, assim como o aumento da luminosidade em 30% e vida longa dos equipamentos – até 20 anos. Também será criada a Telegestão da Iluminação, que vai monitorar todo o sistema através de uma central. Dentre as capitais, apenas Belo Horizonte possui PPP em iluminação.

Na ocasião, foi apresentado, também, o aplicativo Ilumina Salvador, ferramenta inovadora com georeferenciamento de locais como praças, quadras, campos e passarelas, para utilização interna e encaminhamento de solicitações para as empresas prestadoras de serviço do município. A ferramenta é integrada a órgãos como a Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), Ouvidoria Geral do Município, Prefeituras-bairro e Diretoria do Centro Histórico da Cidade. Futuramente, a ferramenta deverá ser disponibilizada aos cidadãos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.