sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

TERREMOTO NA BOLÍVIA É SENTIDO EM QUATRO ESTADOS BRASILEIROS E CAUSA PÂNICO

admin - 02/04/2018 16:21

 

Um tremor de terra foi sentido no centro de Brasília às 10h40 desta segunda-feira (2). Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o abalo foi reflexo de um terremoto de magnitude 6,8 ocorrido na Bolívia.

Os abalos também foram sentidos na Avenida Paulista, em São Paulo, em Santos (SP), em Marília (SP), em São Carlos (SP), em Araxá (MG), em Belo Horizonte (MG), em Uberlândia (MG), no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

“É um tremor considerável, mas ainda não sabemos de estragos no Brasil e na Bolívia. Qualquer tremor assim tem reflexos. Por isso, as pessoas sentiram aqui”, disse o professor da UnB George Sand França.

No Setor Comercial Sul (SCS), foram sentidos três abalos pequenos e um maior, que durou mais de 5 segundos. Não houve feridos no Distrito Federal.

O subsecretário da Defesa Civil, Sérgio Bezerra, pediu que a população tenha calma. “A orientação é de que as pessoas se acalmem. Foi como se um caminhão pesado tivesse passado na frente da sua casa”, explicou.

Nenhum problema estrtutural foi identificado na área central de Brasília, segundo Bezerra. “O concreto e as ferragens bastante robustas aqui no centro são capazes de suportar isso com bastante tranquilidade. Não por acaso, nenhuma fissura foi observada.”

Ele orientou que os moradores liguem para o órgão “apenas caso haja rachaduras em vigas ou pilares” e recomendou que as pessoas tenham atenção dentro de edificações que não seguiram as recomendações de engenharia e arquitetura, “feitas apenas por um mestre de obras, sem cálculos estruturais”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.