sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

‘QUER SER ELEGANTE? PENSE NO QUANTO PODE MACHUCAR O PRÓXIMO’, DIZ ELZA SOARES

Redação - 11/02/2019 11:07

A lenda Elza Soares foi mais uma das artistas a se pronunciar sobre as acusações de racismos na festa de aniversário de Donata Meirelles, diretora da Vogue Brasil, que posou entre duas mulheres negras vestidas de “baianas” em sua festa de aniversário na última sexta-feira (9). Bisneta de escrava, como ela mesma se definiu, Elza evitou fazer “juízo de valor”, mas considerou a situação como uma “cutucada na ferida aberta do Brasil Colônia”.

“Não faço juízo de valor sobre quem errou ou se teve intenção de errar. Faço um alerta! Quer ser elegante? Pense no quanto pode machucar o próximo”, escreveu em post no Instagram neste domingo (10), com duas fotos suas em pose semelhante à imagem de Donata que circulou nas redes sociais. Elza completou e disse que a”memória”e “os flagelos” do povo negro não devem ser usados para “enfeitar um momento feliz da vida”.

A sambista também recordou a época em que os negros não usavam os mesmos elevadores dos “patrões”, que jogadores de futebol “passavam pó de arroz no rosto”para entrar em campo e tantos outros exemplos de racismo no Brasil no século XX. “Éramos invisíveis […] essas feridas todas eu carreguei na alma e trago as cicatrizes”, confessa. Por fim, reforçou que entretenimento “às custas do constrangimento do próximo” não é felicidade, mas sim “dor”: “O limite é tênue”. Elza ainda parafraseia um trecho de uma das músicas mais conhecidas em sua voz, “A Carne”: “A carne mais barata do mercado FOI a carne negra e agora NÃO é mais. Gritaremos isso pra quem não compreendeu ainda. Escravizar, nem de brincadeira”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.